Categoria Tópicos
1

Prêmio de Inovação

O Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH, através da Secretaria Nacional da Juventude - SNJ, com o objetivo de premiar experiências que possam implementar inovações em políticas públicas voltadas para a juventude nos municípios brasileiros.
0

Agenda Ministerial da Juventude

Durante a Semana Nacional da Juventude em agosto de 2019, um encontro entre as secretarias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foi elaborada uma Agenda Ministerial da Juventude, a fim de sistematizar todas as ações relacionadas à temática.
0

Espaço 4.0

O Espaço 4.0 é um projeto que, por natureza fortalece a transversalidade interinstitucional e intergovernamental, seja pela relação com os municípios através dos instrumentos de convênio, seja pela transversalidade com os conteúdos de educação e tecnologia. O Espaço 4.0 promoverá o ambiente criativo de inovação e estimulará o aprendizado dos jovens com os aparatos de modelo educacional: mesas, cadeiras, iluminação, climatização e equipamentos necessários para iniciar a imersão nas novas tecnologias da indústria 4.0.
0

Conferência Nacional de Juventude

Previsto no Estatuto da Juventude, a Conferência é o maior evento brasileiro de políticas públicas de juventude. Conta com a participação de lideranças jovens de todas as Unidades Federativas do Brasil e tem como escopo discutir e conferir as políticas públicas aplicadas à juventude no país.
0

Voluntariado SNJ

O projeto do Voluntariado SNJ consiste em elaborar planejamento de apoio e incentivo ao trabalho de voluntariado que o Programa Pátria Voluntária já vem desenvolvendo por meio do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. O público alvo desse programa é destinado a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da privação ou da fragilização de vínculos afetivos e de deficiente. Neste sentido, a SNJ vai buscar incentivar os jovens a adesão ao Programa Pátria Voluntária.
0

Mentoria de Jovens

A mentoria tem se tornado uma ferramenta de grande importância e impacto na vida das pessoas, o contato com pessoas que já alcançaram sucesso percorrendo caminhos é uma boa influência na vida destes jovens, que hoje estão cercados, em sua maioria, por más influências.
0

ID JOVEM

O programa de Identidade Jovem - ID JOVEM foi criado e lançado em 2016 e devido aos bons resultados ele se mantém a transita por diferentes governos e líderes. Em 2020 será dado continuidade ao programa e será realizado mudanças para alcançar cada vez mais jovens para esse programa.
0

SINAJUVE

O Sistema Nacional de Juventude - Sinajuve, instituído pela Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, determina as competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios na implementação da Política Nacional de Juventude. Tem como diretrizes a descentralização das ações e a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; a promoção da participação social, especialmente dos jovens, na formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e controle social das políticas públicas de juventude; o respeito à diversidade regional e territorial; a atuação em rede e a articulação entre o Poder Público e a sociedade civil; e a transparência e a ampla divulgação dos programas, das ações e dos recursos das políticas públicas de juventude.
0

Empreenda Jovem

Empreenda Jovem é um projeto destinado a jovens com idade prioritariamente vulneráveis economicamente e residentes em comunidades com alta vulnerabilidade. O objetivo é possibilitar a autonomia financeira dos jovens e por meio de alternativas ao desemprego. O projeto envolve ações em área rurais e urbanas com possibilidade de atender no mínimo de dez mil jovens com aulas presenciais e à distância de capacitação, mentoria dos negócios, cooperativismo, gestão e acompanhamento técnico especializado, proporcionando geração de renda por meio do empreendedorismo. Os municípios serão definidos a partir de emendas parlamentares.
0

Emendas Parlamentares

De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é um instrumento utilizado pelo Congresso Nacional na elaboração do orçamento anual. Pode-se afirmar que este corresponde a oportunidade que os Deputados têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.
0

Campanhas 2020

Ao longo do ano de 2020 a SNJ promoverá campanhas de apoio ao MMFDH. Exemplos de campanha a serem organizados são: campanha sobre importância do voluntariado para promoção do direito ao esporte para jovens, campanha sobre prevenção ao suicídio, associado à prevenção às drogas, campanha sobre futebol enquanto instrumento de inclusão social da criança e adolescente em situação de vulnerabilidade.
0