Bom dia! Sou a professora Maria Rejaneide, estou como coordenadora do Programa Estação Juventude no Município de Lagoa Nova/RN e gostaria de saber como proceder para ter acesso ao Projeto Empreenda Jovem e demais programas do Sinajuve. Grata desde já pela atenção!
Prezada Professora, O Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE, https://sinajuve.ibict.br/, constitui forma de articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas de juventude.
Por meio de uma plataforma virtual interativa, em tecnologia da informação e comunicação, visa fomentar a participação e mobilização dos jovens e disseminar o conhecimento sobre a juventude, e será um grande banco de dados sobre a juventude brasileira.
À sociedade civil, a plataforma visa reunir dados sobre a juventude e cursos de capacitação on-line que podem ser acessados no http://eadsnj.ibict.br/moodle/. Alguns oferecem certificação como o de Gestão de Finanças Pessoais, oferecido pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Banco Central do Brasil, que tem o objetivo de orientar os jovens na gestão de suas finanças e na utilização consciente do dinheiro; assim como, o curso “Redação Aprovada” que possui 7 módulos, cada um com 7 aulas, com o material para acompanhar as aulas e ainda tem 3 módulos bônus sobre a nova ortografia, a gramática aplicada ao texto. Neste sentido, desejamos ressaltar que o SINAJUVE é um conjunto de ações e inciativas ao qual cada ente da federação pode, voluntariamente aderir.
Por outro lado, quanto ao Empreenda Jovem, é uma ação da Secretaria Nacional da Juventude que se encontra em estruturação. O lançamento do programa está previsto para ocorrer até o final do ano. Trata-se do oferecimento de cursos, palestra e mentorias, via Organização da Sociedade Civil a ser selecionada, para jovens em situação de vulnerabilidade.